sábado, 5 de janeiro de 2013

Visto canadense - CIC (Citizenship and Immigration Canada)

Olá, pessoal!

Hoje só vim dizer que AMO A MODERNIDADE! hahahaha

No último post comentei que não irei tirar meu visto canadense com o auxílio de um despachante, certo? Acho um absurdo o dito cujo cobrar R$ 250 para pegar a papelada que EU irei preencher e levar ao Consulado. Isso é um roubo! E os que não estão informados e acham que o processo é difícil demais para se fazer por conta, acabam pagando.

E então, para facilitar minha vida, eis que encontro o seguinte texto no site do CIC - Citizenship and Immigration Canada:

New:
As of December 15, 2012, you may complete and submit your application online. Using our online services is quick and easy. The system guides and assists you while you complete your application, thus reducing errors that can cause additional processing delays. Applying online saves you time and money since there is no cost to mail your forms and documents. 

Não é incrível? Posso dar entrada no meu visto ONLINE! Isso facilita e muito a minha vida. ;) A do Will também!

Para saber se sou elegível a pedir o visto online, respondi as questões disponíveis no site. Elas perguntam basicamente o que irei fazer no Canadá, quanto tempo irei ficar, se trabalho, se já tenho carta de aceitação da escola... Essas coisas. E o resultado foi: sim, sou elegível a ir ao Canadá como estudante. Ai, que friozinho na barriga só de ler essa frase! :)

Aí fui redirecionada para outra página, no qual foi feita, com base nas minhas respostas, uma lista de documentos que devo escanear e encaminhar para eles dentro de um período de dois meses. Também devo preencher alguns forms e pagar uma taxa de CAD 75.

Agora é separar a documentação necessária, pagar a taxa e seja o que Deus quiser!

Só uma dúvida... Onde vai entrar o trabalho dos despachantes agora??? hahahaha Ok, tô sendo malvada. Parei.

Beijo e ótima semana!

Luna

63 comentários:

  1. Ameiiiiiii

    Nossa Dea, muito nossa cara, vou fazer o teste agoraaaaaa

    adorei, Viva a Modernidadeeeeee

    ResponderExcluir
  2. eu fiz o teste tambem posso ir como estudante :D
    GREATTT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que otimo, mey Dear!!! :)
      Vamos pro Canadaaaa! haha

      Beijao!

      Excluir
  3. Despachando só vale a pena quando você realmente não tem tempo para mexer com esse tipo de coisa, caso contrario o prejuízo é grande!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho... Eu não sei se terei muito tempo daqui pra frente, mas vou me esforçar pra não usar despachante, não. :)

      Obrigada!

      Bjo!

      Excluir
  4. Olá Luna! Vc já deu andamento? Como esse serviço é novo, foi disponibilizado em 15/12/12, estou com medo de não analisarem com rapidez (estou com viagem marcada). Obrigado. Danilo danilo.macedo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola Luana,Poderias explicar como faço passo a passo axei um poco confuso,estou querendo tirar visto de estudante e trabalho,e quanto tempo demora mais o menos,estou querendo marca viagem para agosto!
    Obrigado
    Att Paulo Carmo(pscarmof@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloquei seu nome errado!!(Luna)Desculpa rs

      Excluir
    2. Olá, Paulo!
      Como você não é a primeira pessoa que me pergunta isso, irei fazer um novo post explicando passo a passo, ok? Nesse final de semana vou terminar de inserir a documentação restante e já comento sobre o upload dos arquivos também.
      Beijo!

      Excluir
  6. Que ótima notícia! Eu descobri isso também, mas fiquei com um pouco de medo de fazer online, porque no site da embaixada canadense no Brasil não consta nada... Fiquei temeroso de fazer o processo online e isso me atrapalhar, sei lá... Então busquei informações no Google e achei seu blog (rsrs)! Alguma novidade sobre a sua o andamento do seu processo? Aguardo ansioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Irrael! Que bom que o blog está ajudando! rsrs
      Então, eu ainda não terminei de fazer o upload dos arquivos, mas achei a versão online bem mais simples. E quando tive dúvida, mandei e-mail ao Consulado e eles responderam dentro do prazo. Acho que você não precisa ficar com medo, não. Quanto ao meu processo, irei fazer um novo post falando sobre o passo a passo e depois eu informo sobre o andamento dele, ok?
      Beijo!

      Excluir
    2. Obrigado por responder! A minha preocupação é sobre a documentação em português... Declaração de IR, holerites, extratos etc... Eles vão entender em português? Ou quem vai analisar é o consulado do Brasil mesmo??? Será que pode dar entrada antes dos dois meses que antecedem a viagem??? Dúvidas, muitas dúvidas... rsrsrs. Valeu pelas ajudas!!!! Abraço e boa sorte!

      Excluir
    3. Olá, Irrael!
      Então... Responderam meu segundo e-mail sim! Me falaram que como a documentação é analisada diretamente pelo consulado canadense, eu devo encaminhar todos os docs em inglês. Agora estou pesquisando quanto custa para traduzi-los, não sei se vale a pena... Normalmente tradução desse tipo sai bem carinho!
      Dependendo vou pro processo "normal" mesmo e entrego a documentação diretamente no consulado aqui em São Paulo.
      E quanto a tirar o visto antes de dois meses, eu entendo que não há problemas. Eu mesma vou tirar o meu antes do prazo. Vi no site do consulado que a validade do visto só começa no momento em que entro no país e a maioria das pessoas me falava que eu não podia tirar antes de 2 meses senão ficaria no canadá com visto vencido perto do término da viagem. Então acho que isso não irá acontecer.
      Logo, logo eu volto com novidades sobre o meu processo!
      Bjo!

      Excluir
  7. Olá Luana, Olá a todos,
    O fiz processo online, submeti os documentos digitalizados e paguei pelo cartão de crédito no dia 14/01/2013. Em 22/01/2013 (menos de dez dias) já recebi a resposta por email solicitando o passaporte para conclusão do processo.
    Achei tudo muito fácil e prático. A única dificuldade foi gerar os documentos, pois cada conjunto de documentos/comprovantes precisa ser gerado em um único arquivo de no máximo 4MB (por exemplo, juntar a imagem dos últimos extratos num único arquivo PDF).
    Meu único problema foi hoje, pois o consulado solicita o envio de um SEDEX PRE-PAGO junto com os documentos. Entretanto os Correios não disponibilizam este serviço. Agora fiquei de mãos atadas sem saber o que faço para mandar o bendito passaporte.
    O telefone do consulado não atende (11 5506-4343) o email que já mandei uma dúvida não responde (tem 15 dias que espero uma resposta de outro assunto).
    Alguém já mandou os passaportes solicitados pelo processo online?
    Um abraço,
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops... o telefone que tenho tentado é (11) 5509-4343.
      E a minha dúvida foi para o email "spalo-immigration@international.gc.ca" em 11/01/2013 e até agora (23/01/2013) não tive qualquer resposta.
      Luana, para qual email você mandou suas dúvidas?

      Excluir
    2. Olá, Fernando!
      Nossa... que situação! Ter o visto e ao mesmo tempo não te-lo! =/
      O e-mail que encaminhei foi diretamente pelo site do CIC. Eles responderam para meu e-mail pessoal através do citizenship_and_immigration_canada@cic.gc.ca.
      E eu tentei no começo ligar para esse mesmo número, é complicado mesmo, eu desisti. Foi quando mandei e-mail (em inglês) e eles me responderam em 3 dias úteis.
      Você já cogitou a ideia de ir pessoalmente ao consulado perguntar sobre isso?
      Bjo!
      Luna.

      Excluir
    3. Fernando, estou com esse mesmo problema. Mandei e-mail hoje para os dois endereços que vcs indicaram. Vamos ver no que dá... Caso te respondam (ou aches outra saída), favor comentar.

      Luna, a não ser os formulários, mandei todos os meus documentos em português mesmo.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Recebi uma resposta quase que instantânea: You can send us a pre-sealed "carta registrada" envelope.

      Já enviei os passaportes (pelos Correios mesmo)! Só cruzar os dedos e esperar!

      Excluir
    6. Boa sorte, Julio!!!
      Tomara que dê certo! :)

      Excluir
    7. Júlio, pelo que eu entendi, vc enviou os documentos em português mesmo e seu visto foi aprovado? Vc agora só está aguardando o retorno do seu passaporte?

      Excluir
    8. Enviei os docs (folha de pgto, declaraçao de IR etc) em português mesmo. Eles não dizem se foi aprovado, mas pediram o meu passaporte... o SEDEX chegou ontem lá no consulado! Assim que chegar, registro aqui!

      Excluir
    9. Obrigada pela informação, Julio!
      Até eu já to ansiosa aqui! haha Acho que me empolguei novamente pra fazer meu processo online!

      Excluir
    10. Fernando eu ja passei por este pedaco tbm o que eu fiz vi o preco do sedex e coloquei o dinheiro dentro do envelope ai eles me mandaram os documentos certinho ...espero ter ajudado

      Excluir
    11. CHEGARAM OS VISTOS!!!!!
      Acabei de pegar nossos passaportes (meu e da minha esposa), os vistos já estão na mão!! Ufa!!! Já estava aflito!!! Até mais!

      Excluir
    12. Aeeeeeee! Que noticia maravilhosa!!!!
      Agora é só curtir a viagem!!!

      Obrigada por vir contar a novidade!

      Bjo!

      Excluir
    13. Oi Pessoal,

      Peço desculpas por não ter voltado para contar o desfecho do meu caso.
      Depois de alguns dias sem receber resposta por email, continuei tentando falar por telefone e acabei conseguindo (depois de muuuuuitas tentativas).
      Quando comecei a falar, a própria senhora que me atendeu completou... "já sei o Sedex Pré-pago, que não existe!".
      Ela me orientou que mandasse como carta registrada simples ou Sedex normal que o próprio Consulado providenciaria a devolução do documento sem nenhum custo adicional.
      Fiz isso e deu tudo certo!!!
      Um abraço a todos.

      Fernando

      Excluir
  8. Fernando você mandou a documentação em português ou inglês pelo processo online?
    Att,
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,
      Pelo menos no e-mail que o consulado me mandou essa semana (perguntei isso!), a documentação deve estar em uma das línguas oficiais do país, ja que vai ser td analisado por lá. Tanto é que meu problema agora é achar alguém que traduza por um valor mais acessível.
      Bjo!

      Excluir
    2. Luna, pelo que eu entendi do Júlio e do Fernando eles enviaram a documentação em português mesmo... Será que eu entendi errado? De repente vale a pena arriscar, porque uma tradução juramentada sai bem caro...

      Excluir
    3. Pois é... o Fernando poderia tirar essa dúvida para a gente. Você tem acesso ao email dele Luna? Por experiência própria: nunca confiem no Consulado do Canadá de São Paulo eles não sabem de quase nada e sempre chutam as respostas...

      Excluir
    4. Também queria que o Fernando voltasse aqui e respondesse essa, gente! Rsrs Mas infelizmente não tenho nenhum contato dele. Estou inclinada a fazer o processo normal, viu...

      Excluir
    5. Eu já comecei a juntar minha documentação para fazer pessoalmente, Luna. Mas vou esperar para ver o que os rapazes falam sobre os documentos.

      Excluir
    6. kkkk o pior é que as pessoas que tiveram o o visto aprovado não voltaram mais aqui para nos dizer se a documentação foi em português mesmo ou não. Luna, você como a "webmaster" não tem acesso ao email deles no sistema de comentários? Pois daí você poderia mandar um email diretamente para eles e tirava nossa dúvida!

      Excluir
    7. Rafael, o Julio acima falou que mandou a documentação em português mesmo e o visto dele foi aprovado.
      Eu não tenho acesso aos e-mails... Não coloco isso como requisito para deixarem recado no meu blog. Sorry! =/

      Excluir
    8. Luna, estou quase aplicando a solicitação pessoalmente também. Já juntei toda documentação, só falta pagar a taxa. Vamos ver no que vai dar...

      Agora uma pergunta para vc, Luna e o restante do pessoal:
      Para quem está solicitando o visto para passar somente um mês estudando, gostaria de saber quanto vocês estão declarando no formulário IMM5257 de valores disponíveis para a viagem, ou qual o valor mínimo que consideram ideal.

      Obrigado mais uma vez pela ajuda!

      Excluir
    9. Já paguei a taxa e agendei a entrega de doc no consulado. Vcs acham que declarar 2 mil CAD para a estadia é pouco? Eu ia declarar 4 mil, mas dois amigos que foram para lá ano passado declararam 2 mil e conseguiram o visto. O que vcs acham?

      Excluir
    10. Olá, Irrael!
      Me falaram que o ideal é declarar de mil a 2 mil para cada mês que você vai ficar lá. Eu não sei se é verdade... rsrs Também tenho duvidas em relação à isso porque eu vou ficar 4 meses e não sei ainda exatamente quanto terei! :/
      Mas um amigo meu foi ficar um mês e declarou cad 2000, conseguiu o visto!
      Como você fez pra agendar? É naquele número do consulado que ninguém atende??? rsrs
      Bjo!

      Excluir
    11. Então, é nesse número mesmo!!! Eu tentei umas 5 vezes seguidas, até cair de tanto chamar e consegui! O negócio é ter um pouco de paciência... rsrs
      Agendei minha entrega dia 21/02. Agora é torcer pra dar tudo certo! Boa sorte com seu processo! Abraço!

      Excluir
    12. Irei no mesmo dia que vc, Irrael!!!
      Boa sorte para nós!

      Bjo!

      Excluir
    13. Mais uma vez peço desculpas a todos por não ter voltado para dar minha opinião... na verdade o problema é que o blog não nos manda aviso sobre as perguntas/comentários que continuam aparecendo. Daí, meu problema foi resolvido e eu acabei esquecendo de voltar.

      Enfim, Rafael, eu mandei os documentos, cartas, explicações, tudo em Português, pois entendia que pelo fato de estar submetendo o processo ao Consulado no Brasil, certamente haveria funcionários capacitados a entender nosso idioma.

      Somente depois que mandei tudo e paguei as taxas, foi que eu vi, em algum lugar, que os textos deveria ser em Inglês ou Francês. Daí eu mesmo traduzi tudo que mandei e fiquei esperando eles pedirem para enviar uma versão traduzida.

      Resultado... quando recebi algum comunicado já foi pedindo os passaportes... então das duas uma: ou eles não leram nada ou, realmente, eles aceitam a língua do pais onde está se submetendo o processo.

      Resumindo... mandei em PORTUGUÊS E FOI ACEITO, mas não há garantia de que isso seja a rotina.

      Um abraço,

      Fernando.

      Excluir
  9. putz esse correio é foda hein mano"!!

    ResponderExcluir
  10. Luna, eu enviei a solicitaçãoo há um mês e não obtive retorno algum. No site diz que o prazo médio é de 14 dias. Você sabe qual é reamente o tempo que leva?

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, estou fazendo o processo online e em 8 dias me pediram pra enviar o passaporte. Não chegou nada no meu email, mas verifiquei a mensagem no cadastro do site (CIC). Os documentos que enviei estão todos em português, mas como trabalho numa multinacional talvez seja mais aceito...
    Agora estou tentando pesquisar sobre como obter o passaporte de volta com o tal "prepaid SEDEX" que os correios realmente dizem que não existe. O envio é fácil..

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Luna,

    Me chamo Helena e sou de Recife. Seu blog é muito bom e de muito utilidade, eficiente e prestativo. Eu trabalho em uma ong americana que tem escritorio e projetos em 90 paises. Aqui no Brasil eu sou a Coordenadora de Voluntariado. E fui convidada pela filial do Canadá para participar de uma conferencia de voluntariado em abril em Toronto. Descobri que como solicitar o visto pelo site http://www.cic.gc.ca/english/my_application/apply_online.asp.

    Eu fiz todo o passo-a-passo de solicitação do visto segunda feira passada (dia 11/03). Depois disso, tenho buscado informações sobre o Application Status. Porém, não há muito mais informações do que aguardar uma mensagem deles. Vocês conhecem esse método de solicitação de visto on line? E quando é aprovado, pela orientação devo enviar o passaporte até o consulado em São Paulo. Mas como faço para tê-lo de volta? O Correios não tem serviço de Pre pago. Você sabem outra empresa que faça esse serviço? Abraços,

    Maria Helena
    Email: helenamaria4@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, eu enviei meu passaporte por SEDEX com AR e coloquei dentro um envelope de SEDEX para retorno, conforme orientação do Consulado.
      Meus vistos chegaram hoje, exatamente 1 semana após o recebimento em SP. Eles nem usaram meu envelope (acho que podia ser envelope normal, já endereçado), mandarem como carta registrada, num envelope normal. E nenhum aviso foi postado no CIC.

      Excluir
  13. Gente, não estou conseguindo fazer meu registro pois não tenho uma conta com os bancos parceiros...
    Não consigo nem fazer o login... :/
    Alguém conseguiu fazer o login sem esse registro de segurança?

    ResponderExcluir
  14. Oi pessoal, fiz minha aplicação on-line a 3 semanas atrás e não recebi nenhum e-mail ou notificação no meu status pedindo para eu enviar meu passaporte, o que vcs acham? Está normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rafael e ai seu visto deu certo!? quanto tempo demorou? estou esperando o meu tambem e ja faz 15 dias e nao tive nenhuma resposta!

      Excluir
  15. Luna,
    tudo bem? Bem legal seu blog.

    Tenho uma dúvida gente, seguinte, vou ficar 4 semanas em vancouver estudando, estou com todos os documentos ok. O meu unico problema é que não tinha o saldo que eles pedem na conta na hora de aplicar o visto, então pedi para meu namorado transferir dinheiro da conta dele para minha. Vocês acham que isso pode dar algum problema?

    Agradeço

    Camila

    ResponderExcluir
  16. oi pessoal apliquei meus docs online ja tem 15 fias e ate agora nenhuma resposya do.consulado! estou preocupada, o que eu faço? tem algum lugar que da pra eu contactar ou saber como anda meu processo? obrigada!!! joana borges
    e-mail jo.ferreira17@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jo Borges, voce conseguiu receber seu passaporte?

      Excluir
  17. OI estou tendo um problema na hora de fazer o upload do formulario IMM5257, por algum motivo sempre aparece a mensagem:
    The answers you provided previously do not correspond to the value under the Visa Requested field in the application form. Modify your answers or the value in the application form.
    Mas eu nao sei q valor é esse, ja revisei o formulario inteiro!
    voce pode me ajudar por favor? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi julia, estou tendo exatamente o mesmo problema. o que vc fez a respeito?

      Excluir
  18. Galera, meu caso é o seguinte... Enviei online meu pedido de permissão de estudo, no dia 6 de novembro. Até hoje não tive nenhuma atualização, somente que eles receberam. Na experiência de vocês, o tempo está normal? Abs.

    ResponderExcluir
  19. Pessoal me ajudem pelo amor de Deus!! Chegou a confirmação do meu passaporte, e como sempre na carta eles pediam um envelope auto-endereçado pra mandar de volta neh? Eu pensei que era somente o envelope e mandei o sedex com um envelope dentro!! Ai como sou burra!! E agora o que eu devo fazer?? Eles não vão poder manda de volta porque não está pago.. O que eu devo fazer me ajudemmm!!!! Sou da Bahia não tenho como ir em SP no momento!

    ResponderExcluir
  20. Mariana, o Consulado envia seu passaporte sem custo.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde!
    Pessoal vcs tem noção de quanto tempo está demorando para o visto de permissão de estudo.
    Apliquei no dia 30/11/2013 via Vac e até agora não obtive retorno.

    ResponderExcluir
  22. Desculpe a data da aplicação foi 30/12/2013.

    ResponderExcluir
  23. alguem sabe me dizer quanto tempo leva para o cic retornar. fiz minha aplicação online dia 10/03 e ate hoje 13/04 não tive nenhum retorno. Apenas a confirmação que eles receberam mas nada referente a autorização ou solicitação de qualquer documento.

    ResponderExcluir
  24. alguem sabe me dizer quanto tempo leva para o cic retornar. fiz minha aplicação online dia 10/03 e ate hoje 13/04 não tive nenhum retorno. Apenas a confirmação que eles receberam mas nada referente a autorização ou solicitação de qualquer documento.

    ResponderExcluir