sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Visto canadense Parte II Passo a Passo

Olá, pessoal!

Como recebi e-mails e alguns comentários com dúvidas sobre como iniciar a aplicação online, resolvi fazer um passo a passo para vocês. Espero que ajude! (Só me desculpem as fotinhos abaixo... Fui dando print nas telas! E no computador sei mexer bem em excel, não em blogs. hehehe)

1) Entrem no site do Consulado Canadense: http://www.cic.gc.ca/ Vai abrir esta tela abaixo:


















Aqui você deve informar em qual língua deseja continuar. Como vou pra Toronto/Vancouver e não sei falar praticamente NADA em francês, cliquei em "Inglês".

2) A segunda tela a abrir será essa:

















Aqui você deve informar o que você pretende fazer no site do Consulado. Para application - visa, só clicar em Apply online e dizer qual tipo de visto você quer. No meu caso, que vou estudar menos de 6 meses, o visto é de Visitante - Residente Temporário. (Eles consideram visto de estudante para aqueles que irão fazer colégio, faculdade ou pós graduação, por exemplo.)

3) A próxima tela a abrir será essa:



Aqui ele mostra quais são os tipos de visto que podem ser feitos online (work permit, study permit, visitor) e te dá a opção de verificar se você é elegível a tirar o visto dessa forma. Para verificar sua elegibilidade, basta clicar em "Eligible to apply" no Step1 e responder o questionário que irá abrir numa nova janela. Sendo elegível, o sistema irá te fornecer um código e uma lista de documentos que devem ser inseridos no sistema e encaminhados à eles. O prazo para entrega dos documentos é de 60 dias corridos. E você não precisa inserir todos os documentos de uma vez, o sistema salva suas alterações toda vez que você faz o log in e faz o upload de um novo arquivo.

Não coloquei o print das próximas telas, pois acredito que a partir desse ponto já fica bem claro no site quais os passos que devem ser feitos. Como vocês podem ver, eles mesmos colocam "Step 1, Step 2...". Além disso, eu mesma ainda não terminei o meu. rsrs Ia terminar nesse final de semana, mas ainda não consegui um tempinho para tirar foto e solicitar ao banco uma posição da minha conta.

Observação importante: Também tive dúvidas em relação a alguns documentos que eles pedem, não sei se posso encaminha-los em português ou se preciso traduzi-los. Encaminhei hoje um e-mail ao Consulado, quando responderem eu falo pra vocês. (Sim, eles respondem!!! Já encaminhei um e-mail semana passada perguntando sobre um dos passos e eles me responderam em 3 dias úteis. Mandaram bem! hehe)

É isso.. Qualquer dúvida podem deixar recado e eu tento ajudar, se puder.

Outra observação: TUDO o que coloquei aqui foi com base no meu processo e nas minhas pesquisas e questionamentos que fiz por conta. As dúvidas procurei tirar diretamente com o Consulado, pois esse processo online tem só um mês de vida e muitos despachantes até o desconhecem ainda. - Experiência própria. Procurei alguns só pra tirar dúvidas e de duas, uma: ou eram estúpidos porque falei que NÃO quero usar despachante no meu processo de visto ou falavam "Sério que agora dá pra tirar online?". Depois ainda me perguntam porque não gosto desses seres. tsctsc*

Beijo e bom final de semana a todos!

Luna.

21 comentários:

  1. Excelente! Vou continuar acompanhando! Estou esperando sair minha carta de aceitação na escola de Montréal e vou fazer como vc, online! Aguardo suas atualizações sobre a questão dos documentos em português... Vc sabe alguma coisa se realmente só pode entrar com o processo 2 meses antes? Foi o que o pessoal do VAC me disse... Valeu pelo ótimo blog e informações preciosas! Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, verdade! Você havia me perguntado sobre isso e eu esqueci de comentar. Sorry!
      Também já ouvi dizer que tem que dar entrada no processo só 2 meses antes senão é possível que o visto vença e a pessoa ainda esteja no Canadá. Mas pelo o que eu li no site do Consulado, o visto só será válido a partir do momento em que você entrar no país. Então se você tirar visto para 6 meses, só vai começar a contar quando você chegar lá e não no momento em que seu visto sair aqui (o que torna esse "ouvi dizer" um boato falso, já que não faz diferença tirar o visto 2 ou 4 meses antes rs). Mas vou descobrir isso agora... Viajo em maio e, por essa teoria, só poderia tirar em março. No entanto vou encaminhar minha documentação mês que vem já... Vamos ver o que acontece. ;)

      Obrigada por acompanhar o blog!!

      Excluir
    2. E então, Luna, o consulado já respondeu alguma coisa sobre os documentos? Novidades no andamento do seu processo online?

      Excluir
  2. Obrigado pela ajuda, Luna! Graças a vc, tomei coragem e comecei a fazer o meu processo online. Percebi que alguns documentos são diferentes do processo via VAC, onde o Family Information Form é o 5645 e não o 5707. Também não pedem no site o Formulário de Informações Adicionais e o RG. Será que isso faz diferença? Outra coisa que fiquei em dúvida é sobre os documentos solicitados no site "Proof of income" e "Proof of Means of Financial Support", pois não entendi completamente a diferença dos dois, vc conseguiu? Valeu mais uma vez por tudo! Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não sei a diferença entre os dois, o meu checklist só tem um deles. Mas o que eu tenho que fazer o upload é basicamente isso:
      - carta de aceitação da escola;
      - carta da empresa onde trabalho aqui;
      - foto 3x5;
      - extrato bancário em CAD, holerites, declaração de imposto de renda;
      - historico escolar (esse é o que eu estava discutindo por e-mail se era realmente necessário);
      - 2 formularios preenchidos (family form tambem).

      Se tem mais algum item, não lembro de cabeça agora. haha Mas acho que são só esses mesmos.

      Bjo

      Excluir
    2. E os documentos em português? Eles responderam algo? Já enviei e-mail ao consulado há uma semana e nada deles responderem... Obrigado novamente!

      Excluir
    3. Te respondi acho que no outro post! rsrs

      Excluir
  3. Luna, alguma resposta do seu formulário estou requisitando também o visto , no caso para turismo e com o agravante de ser em família, são vários formulários e pouca informação a respeito deles. A tela onde lista os form para ser enviado consta forms que não deveriam ser enviados apesar de que no site diz que todos devem ser enviados. Enfim , estou na dúvida. Com relação também ao historico de viagens e passaporte, penei pra colocar td em um arquivo só visto que somos 4 e que são quase 20 folhas de passaporte entre vistos e carimbos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel!

      Eu tive a mesma duvida... Mandei e-mail para o consulado e eles responderam que se o site gerou aquele checklist eu devo encaminhar tudo o que estão solicitando, caso contrário devo fazer o processo pessoalmente. Como o documento "a mais" era apenas meu histórico da faculdade, resolvi fazer upload dele também. Mas ainda não enviei nada, talvez eu faça pelo jeito normal mesmo, tô vendo ainda.
      Você já enviou o seu?

      Excluir
    2. Não enviei ainda, ja fiz o upload dos documentos só que no meu caso é o visto pra familia e nas instruções tem dois foms (5707) no caso do applicant tá como supporting documents e o 5645 (Additional Family Information) só que no 5707 ele fala que todos viajantes do Brasil e de alguns outros países devem submeter o 5707 e o 5645 apenas para os demais paises. O problema é que tendo gerado assim fico com medo de mandar o 5707 para todos ao inves do 5646 que é pedido apenas para os demais membros da família (que tem menos informações, no caso relativo aos irmãos do aplicante, o que torna menos problemático visto que minha mãe teve irmãos que morreram antes mesmo de ela nascer e ela não tem os dados). Enfim, creio que vou mandar o 5707 mesmo.

      Excluir
    3. Luna outra coisa coisa, no meu formulário ele pede o Purpose of travel - Other porém em todos os formularios eu marquei que o motivo era turismo e inclusive já coloquei no itinerary os tickets e o itinerario. Não entendo. Na minha visão esse documento só deveria ser necessário em caso de eu ter marcado Other onde ele pergunta o motivo da minha viagem, até porque os exemplos desse documento que ele usa são: convite de casamento, consulta médica, funerais e etc..

      Mandei minhas dúvidas pelo Share with CIC e vamos vê se responde logo. Estou com medo de não dá tempo.

      Excluir
    4. Daniel! Tbm pediram esse no meu! O rapaz do consulado falou pra eu anexar a carta de aceitação da escola, no meu caso (mesmo que ja tenha um item pedindo isso). ;)
      Bjo!

      Excluir
    5. Bom, então vou fazer isso, creio que devo colocar as reservas do hotel e os tickets novamente.

      No entanto minha dúvida persiste quanto ao Additional Family Form ao invés do habitual Family form. Mandei a dúvida naquele link SHARE WITH CIC e até agora eles não responderam enquanto isso minha apreensão vai subido devido ao fato que eu viajo já dia 18 de março. E qualquer problema com o visto online não sei se vou ter tempo hábil, morando em fortaleza, de mandar a documentação via VAC.

      Quando enviaste tuas dúvidas ao CIC foram via GCkey (Share with CIC) ou mandou para algum email em específico ?

      Excluir
    6. Olá, Daniel!

      Entendi... Ai que complicado, hein! Mas já que você viaja agora em março, não seria melhor você fazer o processo por aqui mesmo? Pelo menos se der algum problema você não estará "tão longe".

      Eu mandei neste mesmo link! Eles me responderam em 3 dias úteis, depois passei a conversar com eles pelo e-mail que eles me enviaram.

      Excluir
    7. Bom, mandei ontem a pergunta pelo manhã vou esperar ao menos que eles me mandem algo até o fim de semana, daí corro com tudo. Na verdade só falta isso pra ser sincero, eles respondendo eu já tó com os documentos preenchidos e assinados é so enviar. De qualquer forma já tó preparado pro plano B com os documentos assinados em caos de ser necessário mandar pro VAC.

      Excluir
    8. Ah, entendi!
      Boa sorte no seu processo então, Daniel! :)

      Excluir
  4. Hey my dear!!!

    Eu estava sumido!!!

    But I'm back!!!


    Ótimo post!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Will querido! Missed you!
      Que bom que voltou!!!

      Bjao!

      Excluir
  5. Olá Luna!
    Também quero morar no Canadá, aí comecei a ver nas agencias de intercâmbio os programas de estudo e trabalho para 1 ano. Mas os valores estão bem altos, gostria de saber se você está fazendo por agência ou por conta própria?
    Obrigada.

    Simone Veronezi, 23 anos - SP

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Luna! Como está o status de seu visto? Comecei hoje a preencher a solicitação pelo sistema online... vamos ver o que dá... Obrigada pela ajuda!

    Lays Pompiani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode dar o seu relato de como foi o processo e se conseguiu?Obrigada!

      Excluir