terça-feira, 29 de janeiro de 2013

E a saga pelo visto canadense (online ou não) continua...

Olá, pessoal!

E o título já diz... A saga pelo visto continua! E as pedras no caminho já apareceram.
Como comentei no último post, não sabia se poderia fazer o upload de arquivos em português mesmo então mandei outro e-mail ao Consulado... E responderam novamente, para meu alívio (ou não). Falaram que como a documentação é analisada diretamente por lá, os arquivos devem estar em uma das línguas oficiais do país, ou seja, inglês ou francês. Aí vem o primeiro problema... Tradução juramentada sai caro!!!
Só que nos meus últimos posts recebi comentários de pessoas que já fizeram esse processo e aí entram dois pontos importantes:
- Uma delas mandou a documentação em português e teve o visto aprovado;
- Outra delas teve o visto aprovado, mas não sabe como enviar o passaporte, já que o Consulado pede um Sedex pré pago e aqui no Brasil os Correios não dão essa opção.

Oh gosh! O que eu faço agora???
Fernando e Julio, se vocês estiverem lendo isso, por favor comentem sobre o processo de vocês!!!
(Não tenho nenhum contato para poder perguntar sobre isso. rs)

E o que acontece agora é que estou MUITO inclinada a fazer o processo pessoalmente (ainda sem despachante), já que trabalho praticamente ao lado do Consulado. Entrei no site do Consulado Canadense em SP e baixei o checklist para visto de residente temporário. A documentação não muda muito do processo online e já tenho praticamente tudo em mãos, só preciso tirar as fotos 3x5 e tirar um extrato da minha conta bancária. Acho que vou seguir esse caminho e mandar a papelada antes do carnaval ainda.

Qualquer um que tenha novidades sobre o processo online e queira comentar a respeito, agradeço muitíssimo!

Um beijo,

Luna.

22 comentários:

  1. Oi Luna, tudo bem?
    Quando vc postou sobre o visto online fiquei super animada e vi que eu e marido tb poderíamos fazer, mas ele ficou ressabiado sobre o tempo que demoraria, pelo processo ser novo e ter poucas informações, alem de ter q enviar os passaportes sabe-se lá como...entao uns 2 dias depois a gente deu entrada pelo VAC e ja estamos com nossos vistos em mãos! Demorou menos de 15 dias! Seríssimo, se eu fosse você, que ja esta praticamente do lado do consulado e com todos os documentos, pegaria tudo e correria pra dar entrada lá, pessoalmente. Muito mais rápido e facil...nós somos de Campinas e mesmo assim compensou ter ido ao VAC em SP pra isso...
    Boa sorte! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, B.!
      Ah, bom saber! Vou tirar a foto neste fds e já vejo de dar entrada então.
      Obrigada!
      Bjo!

      Excluir
  2. Hey my dear!!

    Como sempre você com ótimas dicas!!!

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Luna, tudo bem?

    Apliquei online e hoje recebi uma solicitação para envio do meu passaporte (imagino pq o visto foi aprovado). Chegando nos Correios encontrei o mesmo problema: Sedex a Cobrar não existe.

    O Correios me orientou a botar um envelope de segurança (aquele de plastico, com adesivo de segurança), pre-pago, selado, mas como Carta Registrada.

    Você tem informações de como essa pessoa que ficou em dúvida com relação ao envio do passaporte procedeu?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc mando ingles ou em portugues seus documentos?

      Excluir
    2. Nadir, demorou quanto tempo da aplicação até eles pedirem o passaporte ?!
      E depois que enviou o passaporte quanto tempo demorou para chegar a suas mãos.?

      Excluir
  4. Eu ja recebi o pdf que me indica enviar o passaporte....pode enviar em portugues mesmo! Mandei um email para saber como solucionar o problema do sedex pre-pago. Qdo tiver a resposta posto aqui.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, vi comentário que o passaporte eles devolvem em carta normal com AR...

    http://www.canadaparabrasileiros.com/forum/topic/1142-apresentacao-do-pedido-do-visa-de-residente-temporario-online/page-2

    Mas eu ainda estou na dúvida quanto ao envio dos documentos em português mesmo, via online... Não consigo encontrar uma informação do consulado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu enviei TUDO em português (exceto os forms, é claro) e como escrevi acima já até recebi deles instruções de envio do passaporte. Portanto, oficialmente podem enviar a documentação em português.....afinal os funcionários do Consulado são brasileiros e o consulado é no Brasil. E, certamente, as informações no site são de deixar qualquer um doido! rsrsrsr!

      Excluir
  6. Apliquei on line também e foi muito fácil. Enviei toda a documentação em português e após 5 dias recebi o e-mail pra enviar os passaportes. Visto aprovado!
    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  7. Olá.

    Durante a última semana realizei minha solicitação de visto ao Canada.

    Já tive dois vistos de entrada simples aprovados então desta vez solicitei multiplas entradas (150USD).
    Fiz todo o processo online.

    Enviei e paguei os documentos ontem (07/10) e hoje de manha já tinha a carta de solicitação do passaporte.
    Foi tão rápida que estou com medo. O fato de eu já ter visitado o canada outras duas vezes nos últimos 2 anos deve ter ajudado muito no processo.

    A questão agora é: COMO ENVIAR O PASSAPORTE ?

    Pelo que entendi a regra geral é (enviar por correios):
    - passaporte original;
    - carta de solicitação do passaporte (recebida online no myCIC);
    - enviar um envelope auto-endereçado de retorno dos Correios com selos (pré-pago);

    Vou enviar via sedex. Moro em BH e vou enviar para SP.

    Você saberia explicar o que é esse envelope pré-pago???
    O que devo fazer?

    Abrs.

    ResponderExcluir
  8. Oi gente!
    Então, eu vou comprar minha passagem pros Estados Unidos pro dia 4 de novembro, será que consigo um visto de trânsito rápido que nem vocês conseguiram? rs....
    Já foi solucinado como enviar o passaporte?
    Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi gente, eu estou fazendo o visto online e já estou na faze do pagamento, já tentei dois cartões de crédito diferentes, mas só da erro! Alguém já teve esse problema? Na hora de colocar o Estado não há a possibilidade de colocar um estado do Brasil... isso ta muito confuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela,
      Eu também estou barrado nisso daí. Uma chatice; cartão Santander Internacional; desbloqueado e sem débito algum que aliás já foi usado em muitas compras online Internacionais e em viagens minhas aos EUA. Estou "no escuro" agora, de mãos atadas e pior é que eles não respondem a e-mail de jeito nenhum! Você já conseguiu finalizar seu pagamento? Se conseguir resolver conta aqui oque fez por favor. Abço.

      Excluir
    2. tambem estou com esse problema, vcs conseguiram resolver?

      Excluir
  10. Galera! Como vocês assinaram os documentos online? é necessário assinar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Oi pessoal, eu estava na pagina do pagamento informei os dados do meu cartão de credito e quando confirmei o pagamento a pagina deu erro, porém o valor foi processado na fatura do meu cartão de credito, mas não ocnsegui submeter minha aplicação, entao comecei o processo todo denovo informei novamente os dados do cartão denvoo creditou o valor na minha fatura e aminha aplicação continua não submetida. Alguem sabe o que eu faço agora? Mandei email para aquele question@cic.gc.ca e dizem que a responsta só vem em 30 dias, e se faltar ainda alguma informação eles nao respondem, Estou desesperada. :-(

    ResponderExcluir
  12. Oi pessoal, eu estava na pagina do pagamento informei os dados do meu cartão de credito e quando confirmei o pagamento a pagina deu erro, porém o valor foi processado na fatura do meu cartão de credito, mas não ocnsegui submeter minha aplicação, entao comecei o processo todo denovo informei novamente os dados do cartão denvoo creditou o valor na minha fatura e aminha aplicação continua não submetida. Alguem sabe o que eu faço agora? Mandei email para aquele question@cic.gc.ca e dizem que a responsta só vem em 30 dias, e se faltar ainda alguma informação eles nao respondem, Estou desesperada. :-(

    ResponderExcluir
  13. Vocês conseguiram enviar este sedex pre pago?

    ResponderExcluir
  14. Não consigo pagar o visto pela aplicação online. Alguem conseguiu? Aparece uma mensagem Payment Failed

    ResponderExcluir
  15. Não consigo pagar o visto pela aplicação online. Alguem conseguiu? Aparece uma mensagem Payment Failed

    ResponderExcluir