sábado, 5 de maio de 2012

Projeto "Bye, Brasil! Hello, Canada!"

Breve introdução:

Olá, pessoal!
De uns tempos para cá andei lendo muitos blogs de pessoas que estão no processo de imigração ou já moram no Canadá. Como não podia ser diferente, também senti essa vontade de escrever sobre o que tenho passado nos últimos dias e fazer com que o blog seja uma ferramenta útil para compartilhar experiências e dificuldades.
O problema é que apenas três membros da minha família sabem que quero participar do processo e, sendo assim, não poderei dizer quem realmente sou aqui (sorry, guys!). Pelo menos por enquanto. Sabem como é né... Superstição de vó: não espalha seus planos que as pessoas invejosas podem fazer com que eles não deem certo!
Por hora, podem me chamar de Luna, tenho 24 anos, sou paulista e só penso em uma coisa desde o dia 19/04/2012: quero morar no Canadá! Espero conseguir registrar as dificuldades e o progresso no processo de imigração ao Canadá como skilled worker, assim como todas as minhas conquistas! Sei que a estrada é longa... Mas eu posso e vou chegar lá!
Decisão: vou morar no Canadá!
Em muitos blogs que li, sempre havia a mesma pergunta: Por que morar fora do Brasil? Resolvi já explicar logo nesse primeiro post.
Eu sempre fui apaixonada pela língua inglesa (muito!). Acho lindo ouvir alguém falando essa língua, parece que a pessoa está cantando! E por mais que eu ame São Paulo, ame o Rio de Janeiro, ame o Brasil... Come on guys, we speak Portuguese! =/
Primeiro quis fazer colégio lá fora, ser fluente no inglês. Mas a realidade bateu à porta, sem dindin não dá para viajar né? Optei por fazer faculdade lá fora então, o que também não é tão simples assim! E já que no colégio eu apenas estudei, continuei sem dinheiro quando terminei o 3º ano e a faculdade tive que fazer por aqui mesmo. Comecei a trabalhar na minha área (ainda bem, pois sem esse trabalho não teria conseguido terminar meus estudos), no último ano de faculdade mudei de emprego e agora finalmente consigo ver um dinheirinho no final do mês. Ok, vocês devem estar se perguntando "por que se mudar agora?". Bom, nesse período muitas coisas aconteceram. Eu comecei a dar prioridade à minha carreira, namorei por quase 3 anos (o que afastou essa ideia de morar fora), sai com meus amigos, me diverti, planejei outras viagens... Mas sabe quando falta algo? Pois é, me sinto dessa maneira. FALTA ALGUMA COISA! E a vontade de morar fora veio à tona. Não por 3 meses, 6 meses ou 1 ano. Quero realmente morar fora, trabalhar, estudar, ter qualidade de vida, segurança, conhecer outra cultura! E acho que o momento é agora, pois embora TUDO o que eu tenha esteja no Brasil, não tenho nada me "prendendo" aqui. Familia é sempre familia, posso vir para cá e eles podem ir lá me visitar. E para amigo que é amigo a distância não é considerada um problema.
Uma observação: Sempre pensei que se fosse morar fora, iria para o Canada. Já cogitei fazer intercambio em Londres, mas desisti... Não sei por quê, mas a cara de nublado-sao-paulo e o inglês britânico não me agradam. Estados Unidos tenho vontade de conhecer, mas não sei se seria uma boa opção para chamar de lar. Já o Canada sempre me encantou, seja pela multiculturalidade, paisagens lindas ou indicadores sociais. É pra lá que eu vou.
Quando cheguei a esta conclusão, me deparei com outro problema: E agora? Não é só pegar as malas e dizer Bye, Brasil! Canada, here I go! Mas como o universo conspira ao nosso favor quando queremos muito algo, heis que numa conversa num jantar, meu irmão comenta sobre uma colega de trabalho que resolveu participar de um processo de imigração. Obviamente lá fui eu pesquisar na internet. E HAJA PACIENCIA DURANTE A PESQUISA! Li, reli, li novamente e uma vez mais. Li o site do consulado, li blogs, li reportagens... Passei dias pesquisando! E no dia 19/04/2012 imprimi meu primeiro formulário dentre todos aqueles solicitados a uma pessoa que deseja participar do processo de imigração como skilled worker: o checklist!
Decisão tomada, hora de juntar toda a documentação necessária. No momento estou procurando uma escola de inglês para fazer um curso intensivo... Preciso fazer a prova IELTS e tirar, no mínimo, 7 pontos em cada categoria, sendo que a nota máxima é de 9 pontos por categoria, como listening, speaking and writing. Sim, será difícil. Mas acho que estudando bem dá para atingir essa meta. Boa sorte para mim! Pretendo fazer essa prova até o final deste ano.
Dúvida: O processo mudou, né? Li em alguns blogs que as pessoas mandavam o requerimento ao consulado e depois de uns 6 meses o consulado respondia solicitando os documentos, sendo que as pessoas tinham mais 4 meses para junta-los e encaminha-los ao consulado. No meu checklist já tem TUDO! Vou levar um tempinho para levantar toda a documentação necessária... Mas acredito que depois o processo não demore tanto, já que eles possuem toda a sua documentação em mãos. O que me preocupa mais é a prova IELTS mesmo. Mas "vambora"! Agora é ter dedicação, força, paciência e fé!!!
Até o próximo post!
Um beijo! ;*

6 comentários:

  1. Olá Luna.. valeu pela passadinha no blog.
    Sim os ingredientes são estes mesmos, acrescente mais um PERSISTÊNCIA... O processo é muitooo burocrático, longo, CARO.... mas para e mim e para minha família , valeu e vale muito a pena.
    Embarcamos daqui a uns dias para concretização desta primeira fase, depois virá a adaptação, afinal se fosse só eu e marido , tranquilo, mas vamos com adolescentes e cachorros...Bem, o q precisar post, abçsss

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar, persistência será meu sobrenome! rsrs
    Ah, não se preocupa... Acho que com família assim é mais fácil. Eu irei sozinha, quando bater a saudade estarei longe de todos daqui.
    Beijo e boa viagem à todos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Luana

    Obrigado pela visita no blog.

    É bom saber que mais brasileiros querem ir para o Canadá, e melhor saber que você é de São Paulo tbém.

    Também sou apaixonado pela língua Inglesa, queria tentar o processo de Toronto ou Calgary, só que a minha profissão Montreal é mais fácil, até cogito a opção de mudar de área rsrsrs
    Lhe desejo Boa sorte nesse processo, pense positivo que tudo vai dar certo!!!

    Parabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por passar no meu blog( que é novo como o seu...)Espero que de tudo certo para todos nós e se precisar de algo.....estamos aqui( ainda não no Canada)rsrs
    Bjs
    Chris

    ResponderExcluir
  5. Olá, Chris!

    Muito obrigada!!
    E boa sorte para nós! =D

    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Olá...também penso em ir morar no Canadá e, no meu caso, ainda não externei para ninguém minha vontade...mas ela esta aumentando dia após dia...boa sorte! luciane

    ResponderExcluir